<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, maio 21, 2004

Santo Eça 

Ontem, enquanto passeava pela Baixa, aproveitando o céu azul e o tempo quente, aproveitei para ir a procura de um livro que falasse sobre o Eça. Investiguei na Fnac, procurei na Portugal, perguntei na Lello e Irmão, meti conversa com uma Sueca no Editorial Notícias e apesar de haver muita oferta, tinha toda um problema - era caro demais, para um cidadão de "cinto apertado"(no meu caso no pescoço). Passei pela Rua Primeiro de Dezembro, onde Eça morou, levava os bracinhos caidos, o beicinho murcho, e não resisti - verti uma lágrima.

A opção da biblioteca da minha área, já estava exaurida. A quem recorrer? o que fazer? Pensei, pensei, pensei...cheguei a considerar entrar nos novos estúdios da RTP, com a minha familia, ocupar a casa-de-banho do rés-do-chão, dizer que tinha uma granada e que exigia comprar um livro BARATO, senão...

Comecei a percorrer a rua das portas de Santo Antão, e reparei no meu lado direito (vinha do Rossio), na livraria da Impressa Nacional- Casa da Moeda. Entrei, preparado para mais uma nega. Foi quando escrevi uma notinha, para não me esquecer de encomendar um Pizza, quando estiver na casa-de-banho da RTP.

A livraria estava deserta, há excepção do empregado, que se requintava a ler uma revista (sabesse lá de que), por trás do balção. Estantes em duas paredes, quatro pequenos mostradores, com pequenas parteleiras, dispostos na sala de modo geometrico e ordenado. Tudo muito limpo e fresco.

Encontrei um conjunto de pequenos livros que faziam parte da colecção "o essencial de...". E lá estava ele - o Eça. E tinha, como guarnição: Oliveira Martins, Antero, Teófilo, Jaime Reis, etc...
Lentamente abri para ver o preço, e ou contrário da tristeza de concurso que é transmitido na RTP, era o certo(4 Euros)! Parece que podia vê-los. A geração de 70 a sorrir para mim, suportada por uma nuvem, com o Sol radiante pôr trás, e Eça ao centro a dizer: Vai, lê e instroí-te.
Agradeci com duas moedas de dois Euros, colocadas no balção da caixa. E regalado, segui rumo a casa.

P.S.- RTP, não penses que te safas porque se continuares a transmitir o Preço Certo, juro que ocupo a casa-de-banho.

Comments:
Melga, és o maior! Continua a flagelar-nos com a sabedoria de um verdadeiro iniciado!
Abraço, RP
 
Melga vê-se logo q ao fim de semana não pões os butes no Isel... Nem sequer para estudar... Abrasço, RP.
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?