domingo, junho 20, 2004
Diário da Índia
Citações do livro "Diário da Índia" do autor Marcello Mathias.
Cascais, quinta-feira, 14 de Julho de 1994
(...)
Bom artigo do Eduardo Lourenço no Público de hoje sobre «A ressaca da mundialização », em que conclui que, no deserto ideológico que nos circunda, a nação aparenta-se a um valor - refúgio.
É bem capaz de ser mais do que isso: para os países europeus, o Estado- nação é a realidade que torna legível o mundo em que se inserem. Que melhor permite decifrá-los. Que o digam os países de Leste que, graças à sua consciência nacional, se mantiveram impermeáveis ao modelo soviético que lhes foi imposto de fora.
Mais: valor- refúgio que corresponde a um projecto colectivo, a um devir comum. Ortega y Gasset: a nação é uma comunidade que não convive por estar junta, mas por fazer junta algo. É a tese da nação por plebiscito quotidiano do Renan. Etc. Mais ainda: é na nação que reside cada um dos seus nacionais. E essa não tem substitutos. Sim, natural contrapeso à mundialização, é na nação, e dentro desta, que cada cidadão se sente livre de ser quem é. Fora dela, não existe.
Nova Delhi, quarta-feira, 28 de Setembro de 1994
(...)
O gosto de citar não é manifestação de exibicionismo, é antes prova de humildade: reconhecer que melhor não se é capaz de fazer.
Mais: é querer partilhar aquilo que se nos afigura digno de admiração.
(...).
Comments:
Enviar um comentário