<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, junho 30, 2004

Euro 2004 

Nos antigos jogos de futebol quando os televisores eram escassos, as pessoas juntavam-se nos cafés ou em casa de algum familiar ou vizinho, para assistirem em grupos ao desafios.

Não sou um assíduo adepto do jogo, nem costumo assistir a grandes jogos, mas devido ao Euro 2004, não pude ficar indiferente.

Parece-me que as pessoas se juntam mais para ver a selecção nacional do que para os vulgares jogos do Campeonato.Até se chega a cantar o Hino. O que, moralizando: é bom.
Realmente o sentido de grupo vêm do fazer coisas em conjunto. Isso implica a noção de identidade Nacional, o sentido de responsabilidade social.

Resumindo: Este Euro e a prestação da equipa Nacional, tem contribuido para o sentimento de Nacionalidade e da nossa especificidade. Serve um pouco como arma contra a Globalização e vem contrariar, aquela coisa - "Do que é nacional, é mau".
Apesar de achar que se podia investir em melhores coisas do que os Estádios de Futebol e de não concordar com a promiscuidade entre o Poder (nomeadamente o Autárquico), vejo-me forçado a admitir que valeu a pena termos organizado o Euro 2004.

Comments:
Tudo vale a pena quando a alma não é pequena já lá diria o português Fernando Pessoa. Mas para além dessas elações, eu adiciono uma da minha autoria - o povo estava carente de 'vitórias', e nada mais simples, como o futebol, para moralizar e voltar a trazer a auto-estima nacional a um nível elevado. Mas como diria eu, quero ver como vai ser amanhã: vai ser decretado feriado ou luto nacional?
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?