quarta-feira, agosto 11, 2004
Avião obrigado a aterrar de emergência por elemento da Al-Qaeda
Gato no "cockpit" força aterragem
Um avião da companhia aérea SN de Bruxelas efectuou uma aterragem de emergência depois de um gato ter entrado no "cockpit" e ter atacado o co-piloto. O voo, que partira de Bruxelas com destino a Viena, decorria há 20 minutos quando um gato de um passageiro saiu da sua gaiola de transporte, "embora ainda não se perceba como", segundo um comunicado da companhia aérea, citado pela agência Associated Press.
O animal conseguiu entrar no "cockpit" quando estavam a ser entregues as refeições aos dois elementos da tripulação de voo. "Agitado e nervoso", o gato arranhou o braço do co-piloto, segundo um porta-voz da companhia. Por precaução, o comandante decidiu regressar a Bruxelas e os 58 passageiros deixaram esta cidade duas horas depois, num outro voo.
O gato tinha sido colocado num saco de transporte aéreo aprovado internacionalmente, em Oslo, na Noruega, mas a companhia admite alterar as regras sobre as viagens de animais na cabina dos passageiros, depois de concluir as investigações sobre este incidente.In Público, 11-08-2004