<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, dezembro 27, 2004

O Realismo na pintura do século XIX. 

O realismo teve origem nas pinturas de Gustave Courbet, em França, e paralelamente na Inglaterra com "Irmandade dos pré-rafaelistas", por meados do início dos anos quarenta do século XIX.


Gustave Courbet, Os britadores de pedra 1850 Óleo sobre tela.

Anteriormente o romantismo que tinha por base um aforismo de Friedrich von Hardenberg (em 1789) que afirmava: « Procuramos acima de tudo o Absoluto, e só encontramos coisa». Este «só» era o ponto fucral do desapontamento romântico, e era isso, mais o academismo vigente que os realistas pretenderiam combater. Para isso queriam que o Romantismo "passasse a ser identificado como uma arte que se opunha à imitação da realidade com o propósito de se tornar, ela própria, uma realidade".

O realismo é caracterizado pela maneira prática como se gerem as questões diárias, há uma firmeza, que pressupõe o controlo do Homem perante os elementos e sobre outros homens. Há uma pressão que resulta do afastar da fantasia, imaginação e especulação da atenção do Homem e rotular as situações como «banais, rotineiras e desinteressantes».


Robert Martineau (pré-rafaelista), O último dia na casa velha, 1862 óleo sobre tela

Na questão dos temas, qualquer coisa que viva ou exista é um potencial tema, mas é a interpretação que a questão se torna complicada porque para atingir a tal "objectividade" que pretendiam os realistas usaram vários caminhos. Enquanto que Courbert usava heróis da classe trabalhadora em temas humildes e corriqueiros, com algumas preocupações sociais, onde pretendia «mostrar as coisas como elas são», os pré-rafaelistas tentavam pintar de uma forma meticulosamente igual à realidade pretendendo reconstruir o ambiente histórico e psicológico da maneira mais fiel.


Fonte: Malpas James, Realismo, Presença 2000

Comments:
Mais conhecimentos implica melhores desculpas.
 
Desculpa lá ó Melga, mas parece-me que embora este quadro possa ser realista, os pré-rafaelitas não o eram com certeza. Românticos e talvez simbolistas. Repara noutras obras deste artista!
 
Recuando um pouco:
Realmente os Pré-rafaelitas procuravam pintar a realidade com o máximo pormenor. O resultado final é que às vezes parece muito artificial. Aliás, também os temas escolhidos, ligados a tempos remotos de idades douradas, contribuiam para uma sensação de irrealidade.
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?