<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, abril 28, 2005

25 de Abril 

Aproveitei estar em Peniche no passado fim-de-semana para ir até ao forte, foi a minha maneira de festejar o 25 de Abril, conhecendo um lugar onde se lutou pela liberdade.

Para quem não conhece , Peniche é um istmo com uma parte virada a norte com altas escarpas e pedras com formas bizarras o ponto de viragem é no cabo carvoeiro e para sul há várias atracções naturais: praia, gruta da Furninha, miradouros e um pequeno porto de abrigo, donde sai o barco para visitar as Berlengas.



Mas o Forte. Iniciado em 1557 só foi completado em 1650. Já foi: instalação militar, abrigo de refugiados Boers vindos da África do sul, residência de internamento de austríacos e alemães durante a I guerra mundial, prisão política e novamente refugio de returnados. Finalmente em 1984 tornou-se um museu.



O museu tem três pisos. Na recepção é preciso ter cuidado com a menina dos bilhetes, porque tem um sentido de humor igual ao de um PIDE. Nada de piadas sobre descontos.
Paga-se o euro e meio e pronto. Ao entrar encontra-se o espólio da gruta da Furninha, verdadeiros adereços daquele grande filme:"A idade do fogo". Aproveito para referir que a gruta está num lugar privilegiado para ver o mar. Do lado sul da ilha existem umas escadinhas que dão acesso à gruta. Depois do Museu fui a esta gruta. Está um nojo, tudo porco e cheio de lixo, só o que tem de bonito é estamos mais perto do mar e as ondas quando rebentam quase que chegam ao pé de nós (acho que estamos mais ou menos a uns 15m do nível do mar).

Mas voltando ao Museu, no segundo piso encontram-se doações do arquitecto Paulino Montez e sua esposa. Móveis, bustos, quadros (dos bonitos), uns livros que ele publicou, etc. Temos de História natural com uma carrada de: conchas, búzios, canivetes, bivalves, etc. De História naval: navios afundados, piratas, ânforas perdidas, etc. e finalmente as famosas rendas de bilros.

O terceiro andar é que é um bocado agressivo. Celas, "olhos de judas" (na porta da frente de cada casa há um exemplar), má comida, tortura, porrada, usos e abusos. Barbaridade. Ainda penso como é que aquilo foi possível? Repressão brutal. Desumano. Quase a chegar ao fim temos a cela do Álvaro cunhal, com um conjunto de desenhos a carvão, três dos quais acho que são inspirados na "Mãe" de Máximo Gorki, os outros não sei.

A saída é pelo terceiro piso onde depois de se descer uma rampa e levantar uma cancela se está de novo no lado de fora do piso térreo. Ou seja se quiserem ver o museu sem pagar é só subir a rampa e entrar por cima.

Existe outro museu dentro do forte só dedicado à luta anti-fascista, situa-se à entrada do forte. È nas antigas instalações da sala de visitas. Mais uma vez um clima de desumano de repressão.

P.S.- Passem primeiro pelo posto de turismo, que uma senhora muito simpática explica quais são os pontos de interesse e fornece uns prospectos.

Comments:
Belo post, Chico!

Abraço,
Pedro Farinha
 
Nunca visitei o forte, mas a tua descrição abriu-me a curiosidade. Quando fôr lá às sardinhas, parto mais cedo para uma visita cultural.
Beijo da entrelinhas
 
Pois....
Agradeço a tua 'visita guiada' ao Museu do Forte de Peniche mas quando é que respondes ao meu desafio?
A Olga já respondeu, o Magnif tá em Black-Out mas tu... tenho curiosidade em saber dos teus hábitos e leituras, és uma das minhas figuras de referência nesse campo. A sério, não é graxa, o outro dia, eu que não gramo nada o Saramago até fiquei a hesitar se deveria ou não comprar o Don Giovanni.
Anda lá, não custa nem dói nada, e fazias uma das tuas leitoras muito contente :D
 
Pois é, mais um belo post onde falas, falas, falas mas não sai nada de interessante. Para quê passar pelo posto de turismo, falar com a senhora simpática e pedir-lhe informações e prospectos, se tu já fizeste o trabalhinho todo aqui? Para quando as tuas verdadeiras opiniões? Será que algum dia vais ser genuino, no que toca ao teu blog? Bem sei que é difícil(teres de te expor). Mas vai tentando. Sem comentários em relação ao "festejar do 25 de Abril".
 
sim, é um sítio muito bonito, sim senhor. Além disso tem mar por perto o que fica sempre bem ;-) beijo
 
Olá Chico! Andava a pensar ir passar uns dias em Peniche, em Junho, e andava a pesquisar se valeria a pena. Encontrei o teu blog. És capaz de me aconselhar se vale a pena? Queria bom tempo, praia e sossego. Achas que consigo?
http://sunshine.blogs.sapo.pt/
http://pequenitos.blogs.sapo.pt/
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?