<$BlogRSDURL$>

terça-feira, abril 19, 2005

Dera-se também conta de que as fórmulas tradicionais - ou livremente inventadas - de sortilégios e exorcismos são muito mais facilmente aceites do que por doentes ou infelizes do que um conselho sensato, que o homem e gosta mais de suportar males e uma aparência de expiação do que emendar ou simplesmente examinar o seu íntimo, que acredita mais facilmente na magia do que na razão, em fórmulas do que na experiência: tudo coisas que, durante os poucos milhares de anos que se seguiram, não mudaram certamente tanto como certos livros de história afirmam. Mas tinha também aprendido que um homem de pensamento, um homem que procura alguma coisa, não tem direito a perder o amor, tem de enfrentar os desejos e as loucuras dos outros, sem orgulho, mas também sem o direito de se deixar dominar por eles, que há só um passo entre o homem de sabedoria e o charlatão, o sacerdote e o malabarista, entre o irmão digno de socorro e o oportunista parasita, e que no fundo as pessoas preferem infinitamente pagar a um vigarista, deixar-se explorar por um vendedor de banha da cobra do que aceitar sem dispêndio um socorro generosamente oferecido. Não gostam de pagar em confiança e amor, preferiam que fosse em dinheiro e em géneros. Enganavam-se mutuamente e estavam à espera que os enganassem. Teve de aprender a considerar o ser humano como uma criatura fraca, egoísta e cobarde, e dar conta que ele próprio partilhava de todos esses defeitos e esses maus instintos.


Excerto retirado do livro "O jogo das contas de vidro" de Hermann Hesse.

Comments:
um beijo grande pa ti melguinha. Elsa
 
olá rapazinho :)
Tenho um desafio para ti no meu blog, um desafio e um elogio por isso, e se estiveres com fraca auto-estima, aproveita e dá um click no meu blog ;)
 
A eterna questão das escolhas...
A eterna questão da decisão!
Ter a oportunidade de ser bom ou mau, ou outra coisa qualquer que fica no meio e será apelidada pelos outros (egoísmo, cobardia, medo, etc.).
Assim é, assim será na natureza humana.
Um beijo para ti, da «entrelinhas»
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?