<$BlogRSDURL$>

domingo, agosto 28, 2005

Os Museus da capital 

O Museu do Chiado é capaz de ser dos piores museus que visitei nos últimos tempos.

Os funcionários parecem, segundo um amigo meu, uns "vencidos da vida". Paga-se 3 Euros e quase que se tem de pedir desculpa ao gajo do guichet pelo incômodo.

Podemos ver o seguinte desenho de Almada Negreiros...

...mas o resto das poucas obras, estão muito mal explicadas. Não há informação adequada. Não se distinguem as correntes representadas, nem há vontade de explicar nada ao visitante. Nem há caminhos tracados, é necessário voltar atrás e passar duas e três vezes pelos mesmos locais.

Eu acho que o Museu do Chiado é representativo da má organização dos museus da capital.

Do que visitei durante a minha recente viagem, o Museu Soares dos Reis(Porto), Sé de Braga e o Museu José Malhoa (Caldas da Rainha), foram os sítios mais bem organizados. Quanto às obras não posso avaliar se são representativas ou não, porque não tenho formação na área. Mas foram nestes locais (à excepção do Museu Soares dos Reis) que tive visitas guiadas. Assim pude mais facilmente perceber o que observava e apreciar o que via.

Em Lisboa por exemplo, o Museu do Azulejo e até o Museu de Arte Antiga, deixam muito a desejar no que toca a explicar as obras. Para perceber as coisas é preciso comprar (nas lojas dos Museus) livros caríssimos, onde o esforço que se tem é o dobro ou o triplo, seria mais fácil e mais eficaz explicar as obras no local. Como exemplo sugiro o modo como está organizada a exposição "A nova vida das imagens"(Pintura restaurada da colecção do Município de Leiria, séculos XVI-XVIII) na Câmara Municipal de Leiria .


O funcionamento da capital tem de ser diferente do resto do país (menos personalizado), mas de certeza que é nas áreas da informação e organização que fazer melhor não custa mais.


Comments:
Esta é a modesta opinião da minha pessoa:

- Contratem pessoas para acompanhar os visitantes, para esclarecer dúvidas, porque elas aparecem sempre;
- Se não for muito incómodo, concedam a reforma a esses senhores que já devem ter tido dias melhores e empreguem gente pelo menos mais motivada;

Mas se mesmo assim, não querem fazer nada do que disse com o argumento que contratar e reformar é gastar muito dinheiro do erário público, ao menos façam o que tu dizes que era uma excelente ajuda ao visitante.
Será que só eu acho que:
Visitante bem impressionado atrai novos visitantes!?
 
ehehehheheh... esqueceste-te que estavas em Portugal era? Ou querias como em Inglaterra... quando visitei o Victoria e Albert os funcionários foram abrir uma das salas só para eu e a minha colega visitarmos!! Era a sala dos instrumentos e havia coisas portuguesas que queríamos ver, eles entenderam isso e abriram a sala por instantes para podermos ver. Sim, mas isto, meu querido é Portugal...o país em que os museus fecham aos domingos e feriados!!! LOL
 
Pois é, meu caro. Ainda agora em Madrid paguei 3? para entrar no Rainha Sofia. Vi 4 exposições temporárias, uma das quais de Juan Gris (que era uma retrospectiva da sua obra com cerca de 300 quadros). Isto para além da exposição permanente que tem um pouco de tudo de arte contemporânea. Ah! E vi o ?Guernica? .Só isso valia os 3 ?. E qual o meu espanto, ao ler o folheto, já no café, que os desempregados não pagam para visitar o museu. Pois é, em Espanha as pessoas estão em primeiro lugar. Uma economia não pode ser criativa sem cultura.
 
Pois é... pois é... mas um Museu é feito de obras... e para mim é lá que estão algumas das minhas favoritas! Pena...
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?