<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, agosto 15, 2005

Uma festa de surpresa e as primeiras frustrações 

Desculpem pela escrita não ser muito cuidada, é que estou num cibercafé e isto é caro.

Dia 14

Sem sítio definido para dormir e com o tempo a passar lá fui um bocado à rasca.
Comecei por ir à praia mais segura do País. A praia do Baleal é uma colónia de férias para o pessoal da PSP...aqui é que não há arrastão de certeza, que os homens de bigode e pança saliente não deixam. Instalaram-se uns franceses ao meu lado, que se revelaram serem imigrantes...Portugueses. As habituais cenas...enfim, lutar por uma vida melhor tem custos...pena é que seja a língua que pague.

Voltar, arrumar as tralhas e tomar banho. Paguei 6 euros...por uma noite no parque, apesar de ter de levar com o ladrar do cão do vizinho e os sons do casal ao lado, as filas para tomar banho, até que foi barato.

Ainda tentei ir a Igreja de São Pedro estava ocupada pela seita (tentei 5 vezes) e a Igreja da misericórdia não entrei porque faltava meia hora para fecharem. Sai de Peniche ao 12h00m, passei outra vez pelo Autogueia da Baleia e adivinhem como estava a Igreja? Pois, fechada!!! Meia-volta com o carro e para Óbidos.

Banda sonora:"Born to be will". A uns alucinantes 100km/h (desta vez não ligue o turbo).

Cheguei a Óbidos e munido com o conselho da Luísa (entrelinhas), lá fui ao largo da Igreja de Santa Maria para fazer o post que podem ler abaixo e sem pagar nada. Boa ideia a da Câmara de Óbidos: Internet à borlix. Fixe. Reparei também que no posto de Turismo davam (alugavam?) uns aparelhos de bolso com fones e com mensagens programadas em que era só digitar o número do posto onde se estava e uma voz feminina (tipo linha erótica...isto é só ficção), falava sobre o que se estava a ver. Como nos países civilizados.

Comecei pela capela de São Martinho. Feita em 12.. tentei admirar o gótico. Depois a Igreja da Misericórdia, onde tive a sorte de meter conversa com um gajo que estava a guardar aquilo. O rapaz estava prontíssimo a dar explicações e a tirar dúvidas. E aguentou a hora que eu lá estive. Da igreja reparei nos belos quadros, nos azulejos (os mais bem conservados do século XVII), e no altar de madeira, os tectos e paredes também estavam ricamente pintados. Da conversa com o bacano, ele com bastante disposição explicou-me que: O túmulo que estava no chão é de um aia de D. Teresa (não tenho aqui os meus apontamentos, por isso não tenho a certeza) de Áustria, o boneco de Jesus é articulado e em principio estava dentro do altar de madeira e só era exposta de vez em quando, a dica de na Igreja de São Pedro só lá estar a pedra tumular de Josefa de Óbidos e não as ossadas que provavelmente se perderam no terramoto de 1755 e, finalmente: nós começamos a fazer azulejos porque queríamos decorar as Igrejas e não tínhamos dinheiro para comprar tecidos do Oriente (séc. XVI). Gajo porreiro.

Igreja de Santa Maria...interessante. Igreja de São Pedro reparei no pormenor da pedra e outros que o Saramago descreve no livro.

Ponto negro: os museus estavam fechados. No turismo não sabiam porquê. Por volta das 17h00m, fui-me embora, com a noção que me ficou muito para ver. Tenho de cá voltar, talvez um fim-de-semana.

Destino: Alcobaça.

O parque de campismo é muito fixe. Tive a sorte de haver festa em Aljubarrota, por isso depois de montar a barraca, fui ver a "feira medieval". Os locais mascarados de cortesãos e cortesãs a vender os seus produtos locais. Tiro ao arco, tapeçaria, artesanato, gajos mascarados de cavaleiros...enfim muito engraçado. Jantei pedaços de porco no pão e vinho como sobremesa uma maça de Aljubarrota (oferecida e bem boas). Isto é tudo muito engraçado, mas não esquecendo que a batalha de Aljubarrota, não foi aqui mas em S. Jorge que fica a 5 km do Mosteiro da Batalha.

Belo dia de aniversário.

Dia 15

9h00 alvorada. Fui direito às termas/hotel. Preços proibitivos.

10h00 na localidade de Cós, com o Mosteiro fechado, lá andei atrás de uma senhora que supostamente tinha a chave. Nada de senhora e nada de chave.

11h00 Porto de Mós. Porta do castelo fechada.

11h30 S.Jorge. Queria visitar o Museu Militar, que descobri estava fechado. A capela que o contestável mandou construir, também!!!

12h00 chegada à Batalha.



13h30 Por causa de uma meia-maratona, fiquei uma hora e meia dentro do carro a andar a passo de caracol. Só me apetecia era FUZILAR os gajos da GNR, que são BURROS e não sabem desviar o trânsito do centro da vila. Estava a suar que nem um porco e a manhã não me tinha corrido bem, mas fui ver o Mosteiro. Apesar da fraca disposição, lá vi umas turistas jeitosas. Perdão: uns monumentos giros!

14h00 De regresso a Alcobaça: Banho.

14h20 Mosteiro de Alcobaça: Que brutalidade. A nave da igreja é a mais longa de Portugal. E os túmulos de Inês e Pedro!!! Já cá tinha estado, mas fiquei impressionado.







16h15 comprar víveres.

16h30 em direcção à Nazaré, para fazer praia. Passei por Cós, o mosteiro continuava fechado!

17h00 tentei estacionar na Nazaré, que graças a dois circos estava com os terrenos quase todos ocupados.

17h45 desisti da Nazaré. Destino: Praia dos Salgados.

18h00 tentei estacionar na praia dos Salgados.

18h30 decidi que o dia não me estava a correr de feição e voltei para Alcobaça

17h30 Banho!!!!

18h00 Dormir.

20h00 Jantar e café.

Amanhã parto para: Buçaco, Luso e acabo o dia no Porto. De manhã ainda vou, aqui em Alcobaça, ao Museu Nacional do Vinho e ao Museu da Faiança.

Comments:
Mas que odisseia Melga!
É o que faz partires com um livro de Saramago, o tempo contado, e estarmos em Agosto (mês de férias para as Sr.ªs que guardam as igrejas...).
Mas há os imprevistos que ficam na memória e são os melhores, não é?
Continuação de boa viagem.
"entrelinhas"
 
ih! que fixe!! eu adoro esse modo de ir. E o nosso Portugal merece. Boa continuação! (explora bem a zona de Arganil, Coja...vai a Piódão)
 
Ué...
Perdeste-te?
Logo agora que eu estava a seguir com tanto gosto o diário da viagem...
Tá mal! ;o(
(brincadeira da entrlinhas)
 
A parte que mais gostei foi a dos banhos. Interessante.
 
I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! »
 
é pá é mesmo azar! por favor, faz um favor a sociedade! mata-te!!!
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?