<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, novembro 24, 2005

A Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves 

Soube por fonte bem colocada no IPM (Instituto Português Museus) que a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves está em apuros financeiros. Chegou ao ponto de quase perderem a linha telefónica por não terem verba suficiente para pagar à PT.


O escândalo

Quando estive no Museu, no sábado passado, estranhei não haver vigilantes, quer na exposição permanente ou junto da exposição temporária (João Vaz (1859-1931) -Um Pintor do Naturalismo) mas como era sábado, pensei que tivessem a gozar o fim-de-semana. Afinal, estava enganado a crise também chegou ao Anastácio.
Como é possível que um Museu no centro de Lisboa, esteja à beira da falência? Será que o Gonçalves andou tantos anos a coleccionar objectos para acabarem numa cave de um qualquer armazém ou pior, desbaratados por um preço mixuruca. Há outros Museus que também estão mal, mas neste caso acho que a solução pode ser simples. O Museu está em crise porque as pessoas não sabem que naquela casa há...um Museu! A casa é bonita por fora, tem uma arquitectura diferente e está muito mal sinalizada. Localizado entre a Fontes Pereira de Melo/Maternidade Alfredo da Costa e entre o Monumental/Hotel Sheraton, só há uma placa indicativa do lado da Maternidade e mais nada.



A culpa

Eu acho que a culpa é do IPM. Não vai ser a direcção do Museu que vai pedir às entidades competentes que coloque mais placas a indicar onde está o Museu.



Outra sugestão

As centenas de pessoas que diariamente estão no engarrafamento na Fontes Pereira de Melo estão sub aproveitadas. Bastava um pouco de publicidade (ou pelo menos uma placa) para haver muito mais visitantes. Podiam por um cartaz, na dita avenida, a dizer algo do género: "Está farto de ver a traseira feia de um TIR na sua frente? está cansado de andar 2 kilometros em 10 minutos? Venha desfrutar as belas paisagens marítimas e a soberba decoração do final do séc. XIX".



+ sugestões

No Porto existe o Museu Romântico da Quinta da Macieirinha que está integrado com outros Museus do Porto num passeio chamado: passeio romântico (iniciativa da Câmara Municipal). Em Lisboa podiam fazer o mesmo mas sobre o Realismo ou sobre outro tema relacionado.

Para qualquer miúdo do 12º ano é uma grande seca ler as longas e descritivas páginas de "Os Maias" do Eça. Se os putos visitarem uma casa com o mesmo tipo de decoração até correm o risco de vir a gostar do livro.

Aderir ao grupo dos amigos do Museu sendo necessário pagar uma cota anual.

Não é preciso ser um génio e de certeza que a direcção do Museu se anda a mexer, mas aposto que esbarra contra a máquina burocrática que é o IPM. Iniciativa: precisa-se.

Comments:
Chico à presidência do IPM.
Já... Eu VOTO CHICO...
Chico, Chico, Chico...
 
Há uma forma deste tipo de museus se rentabilizar que não vejo adoptada. Refiro-me ao aconselhamento a particulares que tenham objectos da mesma época e género das peças expostas quanto ao seu valor e técnicas de conservação,aos trabalhos de restauro que podiam proporcionar...
Aqui na Planície, em serpa, o Museu do relógio mantem-se graças também a este tipo de serviços que presta aos particulares...
É só uma idéia...


Um abraço,
Francisco Nunes

P.S.: tenho acompanhado os teus passeios... parabéns pelo bom gosto.
 
Grande museador me saíste, amigo melga!
 
Que Melga....
 
Mais de um mês depois deste "post" passei por aqui para desejar Boas Festas.
"Entrelinhas"
 
Eu também voto Chico. Gostei do post, com conteúdo e cheio de intenção.
Chico cultural,gingando pelas ruas do país, cheio de estrica à procura de Museus e seus problemas.
Faz falta trabalho de campo, aos Srs do IPM.
O Chico realiza essa função melhor do que outros.
Vai em frente Chico.

Leonor
 
Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » »
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?