<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, julho 11, 2005

Diversidade também é qualidade! 

Há um ano e meio atrás, ouvi na rádio o Francisco José Viegas aconselhar o livro do Machado de Assis "Memórias Póstumas de Brás Cubas", achei interessante e comecei à procura nas livrarias e escaparates...

Procurei na FNAC e de Machado de Assis encontrei 30 livros "Dom Casmurro" e 20 de Contos, mas nada de Memórias Póstumas, fui à Berthand e 15 livros do "Dom Casmurro", "Contos" e "Quincas Borba", mas do Brás Cubas nem rasto...
Perguntava a um auxiliar que invariavelmente respondia, depois de consultar o computador:

-Não temos, mas se quiser pode encomendar.

Eu não acreditava que estas supostas "grandes livrarias", não tivessem o livro. Encomendar? Raios os partam! Nãoooooooo, tivessem o livro!!! Se acham que mais vale ter 30 livros do "Dom Casmurro", então perderam uma oportunidade de venda. Um livro não é como o sabonete...que para tomar banho, basta o azul e branco...e mais uns pós para o cheiro e já está...lavadinho e limpinho.

Em outras livrarias, aconteceu mais ou menos o mesmo.

Fui a um alfarrabista e encontrei o que queria...um livro de 1978, São Paulo, que incluía duas obras do autor: "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e...adivinhem..."Dom Casmurro". Mal por mal, aproveitei e comprei os dois. Como bónus por ser um livro usado tive direito a uma dedicatória, que não me era destinada e que dizia: "Com um abraço amigo, do pai", assinatura ilegível e data de 21-4-93. Dá uma certa personalidade ao livro, pensei eu.

Bom, mas está conversa toda para quê? Pois, é que há dois dias atrás vi, na Fnac e noutras livrarias, o "Memórias Póstumas de Brás Cubas" à venda, e sozinho. Pois, é que houve uma editora que resolveu fazer uma reedição, deste e de mais dois livros do Machado, incluindo "Dom Casmurro" (neste momento a FNAC têm cerca de 70 destas obras).

Moral da história: Os gajos das livrarias, não querem saber de cultura...querem é vender...escoar o produto...querem dinheiro! Se por um lado é preço mínimo garantido, por outro só têm sabonete azul e branco. E se algum dia, eu quiser cheirar a pêssego ou a meloa(acho que está na moda)??? Como é?

As FNACS e outras livrarias são razoáveis, não me interpretem mal, mas...
É como dizem uns amigos meus: faz falta uma grande livraria em Lisboa (ou em Portugal), com sensibilidade suficiente e com lugar para todo (mas mesmo todo) o tipo de livros.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?